Tarte Tatin

Oi gente!!! Mil perdões pelo meu sumiço mas a vida está uma loucura por aqui com escola e trabalho. Estava com saudades de escrever aqui e colocar receitinhas gostosas pra vocês. Vou tentar escrever com mais frequencia e se vocês tiverem alguma curiosidade ou alguma receita que queiram que eu teste e publique aqui podem me enviar que farei com o maior prazer.

Vou contar um pouco sobre a receita desta torta super simples e deliciosa que fiz essa semana e que é super tradicional na França. A Tarte Tatin é uma torta de cabeça pra baixo, na qual a fruta é caramelizada em manteiga e açúcar antes da torta ser assada.

Uma das várias versões da história conta que a mesma foi criada acidentalmente no Hotel Tatin em Lamotte-Beuvron, França, nos anos 1880. O hotel era administrado pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin. Stéphanie que era a irmã que mais cozinhava, em um dia atarefado de trabalho, começou a fazer uma tradicional torta de maçã mas deixou as maçãs cozinhando em açúcar e manteiga por tempo demais. Quando começou a sentir o cheiro de queimado ela tentou salvar a torta colocando a massa sobre as maçãs e levando ao forno imediatamente para finalizar. Depois de virar a torta e servir aos clientes do hotel, ela teve a grata surpresa de ver que seu erro se tornou um grande sucesso.

FullSizeRender-5

Tarte Tatin

Ingredientes

200 gr de massa folheada

4-6 maçãs

120 gr de açúcar

20 gr de manteiga

1 fava de baunilha

2 gr de pectina

Geléia de Brilho para pincelar

 

Modo de preparo

Remover a casca da maçãs e cortá-las em 4, retirar as sementes.

Separar 1/3 do açúcar em um bowl com a pectina.

Na assadeira onde assará a torta colocar o restante do açúcar e a manteiga, levar ao fogo até formar um caramelo.

Cortar a fava de baunilha ao meio em sentido do comprimento e colocar a metade com as sementes virada para o fundo da assadeira.

Alinhar as maçãs no fundo da assadeira uma ao lado da outra formando um círculo, encaixe bem as maçãs. Quando você mover a assadeira elas devem permanecer no lugar. Polvilhar as maçãs com a mistura de açúcar e pectina.

Leve as maçãs ao forno pré-aquecido a 180ºC até que estejam cozidas ao dente. O ponto pode ser testado usando uma faca, quando colocar a faca e tiver pouca resistência na maçã elas estão prontas.

Retirar do forno, deixar esfriar.

Abrir a massa folheada de forma que cubra as maçãs que estão na assadeira.

Após as maçãs terem esfriado, cobrir com a massa folheada e voltar ao forno. Assar até a massa folheada estar dourada.

Remover do forno e desenformar imediatamente. **** Cuidado nesta hora pois o caramelo pode escorrer, vire do lado oposto ao seu e use dois guardanapos ao lado da assadeira para se protejer.

Pincelar com a geléia de brilho.

Bom Apetite!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: